Células-tronco
Células são a menor porção de matéria viva, todas as pessoas um dia foram apenas uma célula, que se dividiu e deu origem ao ser humano adulto que é um ser pluricelular. Células tronco são as células que tem mais capacidade de se dividir e formar novas células iguais a elas ou podem também dar origem a outros tipos de células do nosso corpo como neurônios, sangue, e epitélio. As células-tronco são pluripotentes, ou seja, elas tem a capacidade de se transformar em muitas outras células diferentes.
Existem dois tipos: Células-tronco embrionárias que são aquelas extraídas do animal ainda no período embrionário, apresentam uma grande capacidade de se transformar em qualquer outro tipo de célula por isso são consideradas esperança de cura para qualquer doença, porém para obter essa célula é necessária a destruição do embrião, num método que consiste em usar um embrião congelado e desenvolver esse embrião até chegar a um estado chamado blastocisto então o embrião é destruído e as células-tronco removidas, e isso gera muita polêmica e muitas críticas, principalmente de religiosos, que acham que um embrião é uma vida em formação e destruir ele é assassinato, e em países mais conservadores as pesquisas com células-tronco embrionárias estão paradas ou limitadas a pesquisas apenas com células-tronco adultas. E o segundo tipo de células-tronco são as Células-tronco adultas que são encontradas em diversas partes do corpo, são mais usadas para fins medicinais as células do cordão umbilical, da placenta, e da medula óssea, são retiradas do próprio paciente que irá usa-las por isso tem baixo risco de rejeição do corpo no tratamento médico, porém a capacidade de transformação dessas células em células diferentes é bem menor.
Células-tronco podem ser usadas no tratamento de muitas doenças, podem salvar muitas vidas, porém isso ainda não está acontecendo. Câncer, distrofia muscular, Alzheimer, doenças do coração, estão na lista de doenças que as células-tronco poderiam curar, mas muitas pessoas são contra isso e não permitem, e isso acaba dificultando as pesquisas com essas células e assim dificultando o uso delas para criar curas para as doenças, pois os cientistas ainda não controlam completamente as células, eles tem que fazes mais testes, para ver se todos os corpos podem aceitar as células, para ver se podem acontecer doações dessas células entre as pessoas, por enquanto as células ainda não são usadas mas provavelmente no futuro serão um meio de cura para muitas doenças.
Achei bem bom, muito bem explicado e claro.
ResponderExcluirAchei o seu texto um dos mais explicativos que li, muito bem escrito e interessante, falaste muito bem sobre as células tronco embrionárias, porém não tanto das células adultas. Não gostei muito da formatação do texto por ser simples, porém isso de nada afeta a qualidade do trabalho que está muito bom, Parabéns.
ResponderExcluirParabéns Fernanda! teu trabalho está realmente muito bom! diferenciaste os tipos de células-tronco e também colocaste exemplos das doenças que podem vir a ser curadas pelas células! ótimo!
ResponderExcluirFernanda, teu trabalho está muito bom, muito bem explicado. Parabéns!
ResponderExcluirAchei que o seu texto está faltando informações. As células tronco são classificadas em 4 que seriam totipotentes, pluripotentes, oligotentes e unipotentes. No resto ele está bem explicado e foi interessante você ter adicionada algumas doenças que as células tronco tratam. Parabéns!
ResponderExcluirAchei teu trabalho bem interessante, pois seu texto esta explicando direitinho sobre células-tronco. Faltou só algumas imagens para melhor entender! Muito bom!!!
ResponderExcluir